II ENOME

O II ENCONTRO NACIONAL DO OBSERVATÓRIO DA MÍDIA ESPORTIVA (ENOME) é um evento do Departamento de Educação Física UFS, organizado pelos membros do LaboMídia-UFS (Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva) e que acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro de 2010 na Universidade Federal de Sergipe.

APRESENTAÇÃO
O Grupo Observatório da Mídia Esportiva (OME) constituído desde 2003 na Universidade Federal de Santa Catarina e 2007 na UFS, traz para o debate público uma série de estudos que configuram e materializam a mídia na sociedade contemporânea. Neste aspecto, nos diversos “campos” de intervenção/interlocução o OME preocupa-se com os conflitos e contradições que permeiam os meios de comunicação na sociedade contemporânea; estabelece um diálogo entre as teorias do conhecimento, aspectos socioculturais e mídia; promove estudos sobre a apropriação da mídia como interlocutora nos processos educacionais; estimula o ensino, a pesquisa e a extensão, numa perspectiva crítica, nas relações Educação Física, esporte, lazer e mídia.

Em 2009, também em Aracaju, foi realizado o I ENOME – Encontro Nacional do Observatório da Mídia Esportiva, reunindo pesquisadores dos diversos cantos do país, dando início a um fórum permanente de debate sobre os “campos” que constituem a Educação Física, o Esporte, Lazer e Mídia – em suas tramas, multiplicidades e complexidades. Agora em 2010, o evento consolida-se como um espaço acadêmico/científico para discussão desta imbricada relação esporte-mídia e Educação Física, oportunizando discussões com professores e pesquisadores (“observadores”), público acadêmico e interessados em geral.

INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas na Secretaria do Departamento de Educação Física, no horário das 8h às 12hs e das 14h às 17hs, ou pelo e-mail enome2010@hotmail.com, contendo nome completo, endereço, instituição a qual pertence e telefone.

Valores das inscrições: acadêmicos R$ 5,00 e professores/profissionais R$ 10,00
Maiores informações: Telefone: (79) 2105-6537/ 

                                      Site: www.labomidia.ufsc.br/ www.observatoriomidiaesportiva.blogspot.com


PROGRAMAÇÃO


14/10/10 – Quinta

09h00 – 11h30
Mesa de Abertura: “ENSINO E PESQUISA EM MIDIA-EDUCAÇÃO FÍSICA: REALIDADE E TENDÊNCIAS”

Ementa: Reflexões sobre o atual estágio e tendência dos estudos em mídia-educação e Educação Física, considerando as interações possíveis entre ensino e produção do conhecimento.

Palestrantes: Diego Mendes (UFS), Fernando Bittencourt (IFSC-SJ) e Nelson Pretto (UFBA)

Coordenação: Giovani De Lorenzi Pires (UFSC)

 14h30 – 16h30
Mesa I/ Debates: MÍDIA-EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ementa: A inserção dos estudos de mídia-Educação Física na formação de professores e repercussões na Educação Física escolar.

Palestrantes: Márcia Morel (BA), Daniel Minuzzi (Univali), Fábio Messa (UFPR), André Quaranta (UFSC), Angélica Caetano (UFSC)

Coordenação: Angélica Caetano (UFSC)

16h30 – 17h00
Lançamento de livros
Coletânea Labomídia/2010;
Temas Emergentes 3/UFS.

17h00 – 19h00
Oficinas:
Oficina1: Roteiro e Produção em Vídeo - Fábio Messa (UFPR)
Oficina 2: (Re)Descobrindo os espaços da Orla de Atalaia - Grupo UFS
Oficina 3: A mídia-educação entre o controle remoto e o mouse -  Rogério Santos Pereira (UFSC)

22h00
Atividade artístico-cultural: Forró no Cariri

 
15/10/10 – Sexta

09h00 – 11h00
Mesa II: MÍDIA-EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLICAÇÕES NA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Ementa: Estudos que enfocam as relações entre Educação Física e mídia que perpassam as categorias sociais infância e juventude.

Palestrantes: Cássia Hack (UNIFAP), Scheila Antunes (Faculdade do Futuro), Iracema Munarim (UFSC), Mariana Mendonça Lisboa (Uniasselvi)

Coordenação: Paula Aragão

13h30 – 15h30
Oficinas:
Oficina 4: Edição de Vídeos utilizando Adobe Premiere CS4 -  Rodrigo Ferrari (UFSC);
Oficina 5: Incorporação de blogs como ferramenta pedagógica na Educação Física – Lyana (UFSC);
Oficina 6: Possibilidades pedagógicas dos jornais impressos nas aulas de Ed. Física -  André Quaranta e Daniel Minuzzi (UFSC)

16h00 – 18h00
Mesa III: MÍDIA-EDUCAÇÃO FÍSICA E TICs: POSSIBILIDADES, LIMITES, EXPERIÊNCIAS

Ementa: Refletir criticamente sobre estudos e experiências que exploram as possibilidades e limites das tecnologias digitais de informação e comunicação no campo da Educação Física.

Palestrantes: Nelson Pretto (UFBA), Paula Bianchi (Unipampa), Rodrigo Ferrari (UFSC), Rogério Pereira (UFSC)

Coordenação: Luciana Garcia

18h30 – 20h00
Mostra de Filmes, fotografias etc:
CineEnome 1- Exposição de vídeo do autor Rodrigo Ferrari;
CineEnome 2- Exposição de vídeo da autora Lyana
Sessão fotografias do futebol do norte do país – Márcio Romeu Ribas.

Coordenação: Aliomar de Carvalho

16/10/10 – Sábado
09h00
Reunião de trabalho do Grupo (pauta a ser definida em breve)

EMENTA OFICINAS

OFICINA 1: ROTEIRO E PRODUÇÃO EM VÍDEO
Proponente: Fábio Messa
Ementa: Workshop sobre produção de projetos audiovisuais para professores de Educação Física. Ficção e Documentário. Componentes do Roteiro. Linguagem Cinematográfica. Planificação e Movimentos de Câmera.
Objetivos: (1) Capacitar os participantes à elaboração e execução de projeto audiovisual; (2) Apresentar os fundamentos teórico-práticos básicos da linguagem cinematográfica – fases pré-produção e produção.
Conteúdo: (1) Cinema, Ficção e Documentário.  (2) O documentário como registro etnográfico. (3) Elementos que compõem um roteiro. (4) Linguagem Cinematográfica. (5) Produção em vídeo – exercícios de captação de imagens
Metodologia: Painéis expositivos e interativos. Exercícios práticos de captação de imagens. Essa oficina fornecerá subsídios (material audiovisual bruto, pré-decupado) para a oficina de edição de vídeo, ministrada pelo Prof. Rodrigo Ferrari, que se encarregará da fase pós-produção.

OFICINA 2: (RE)DESCOBRINDO OS ESPAÇOS DA ORLA DE ATALAIA
Proponentes: Equipe Labomídia/UFS
Ementa: Passeio de exposição dos elementos que constituem os três eixos temáticos do Projeto de pesquisa Orla de Atalaia: Espaços de Lazer; Tribos; e Eventos esportivos. Identificação dos equipamentos de lazer e locais onde ocorrem os eventos esportivos. Aproximação dos grupos denominados “tribos”, os sujeitos frequentadores do espaço. Constatações e reflexões sobre a disposição do espaço, uso e acessibilidade, apropriação pela população, políticas públicas e relação público X privado.
Objetivos: (1) Proporcionar aos participantes a observação do complexo de lazer, equipamentos e de outros elementos que compõem a sua estrutura; (2) Instigar a construção de um olhar direcionado para além dos sujeitos e equipamentos, propondo indagações acerca da conjuntura dos sistemas público e privado aglutinados na Orla; (3) Incentivar os partícipes ao debate sobre a Orla de Atalaia.
Conteúdo: Projeto Orla; Espaço de Lazer, equipamentos e demais elementos do complexo Orla de Atalaia; Tribos da Orla e seus aspectos; Discussão acerca das dimensões Público e Privado no contexto.
Metodologia: Exposição oral mediante passeio orientado.

OFICINA 3: A MÍDIA-EDUCAÇÃO ENTRE O CONTROLE REMOTO E O MOUSE
Proponente: Rogério Santos Pereira
Ementa: Reflexões sobre o ciberespaço: espaços digitais de sociabilidade no mundo contemporâneo. Os usos contemporâneos das mídias digitais: novas maneiras de ser, sentir e habitar; a constituição da noção de pessoa on-line; representações digitais de corpo e movimento; novas relações entre percepção, ação, imaginação e narrativas. Desafios da mídia-educação (física) no contexto do ciberespaço: da leitura crítica à cidadania digital.
Objetivos: Refletir sobre os desafios da mídia-educação (física) no contexto das práticas sociais que advém do ciberespaço.
Material: Computador com data show e sistema de som.


OFICINA 4: EDIÇÃO DE VÍDEOS UTILIZANDO ADOBE PREMIERE CS4
Proponente: Rodrigo Ferrari
Ementa: Oficina de introdução à edição de vídeo com o programa Adobe Premiere CS4, voltada para a formação de professores de Educação Física.
Objetivos: (1) Capacitar os participantes da oficina em edição de vídeos como estratégia pedagógica de mídia-educação; (2) Produzir vídeos durante o processo de ensino-aprendizagem.
Conteúdos: (1) Iniciar e definir um projeto de edição no Adobe Premiere CS4; (2) Apresentar as ferramentas básicas de edição do Adobe Premiere CS4; (3) Como trabalhar com a timeline e o preview no Adobe Premiere CS4; (4) Finalização e formatos de vídeos, integração entre Adobe Premiere CS4 e Adobe Encode CS4.
Metodologia: Essa oficina será a continuidade da oficina ministrada pelo Prof. Fábio Messa, que trabalhará com roteiro e captação de imagens, portanto preferencialmente os alunos devem participar das duas oficinas. O processo de ensino-aprendizagem da edição no programa Adobe Premiere CS4 será realizado com os roteiros e imagens produzidos pelos participantes da oficina do Prof. Fábio Messa, isso possibilitará os trabalhos com os conteúdos descritos à cima.

OFICINA 5: INCORPORAÇÃO DE BLOGS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Proponente: Lyana de Miranda
Ementa: Introdução às características da mídia blog incluindo: (1) Distribuição de informações, interatividade, linguagem; (2)  Não-linearidade; (3) Convergência entre as mídias; (4) Estruturação e tipos de conteúdos; (5) Hipertexto e hipermídia; (6) Visão geral do processo de criação e edição de blogs (blogspot, blogspirit, wordpress).
Objetivo Geral: Capacitar o participante a utilizar a ferramenta blog para o trabalho como professor de Educação Física no seu trabalho pedagógico com suas temáticas (corpo, saúde, lazer, esporte, dança, lutas, ginástica, jogos e brincadeiras, mídia, estética), refletindo sobre as características e tendências da cultura de movimento tal como é retratada virtualmente.
Material: um computador multimídia com acesso à internet e data-show.

OFICINA 6: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DOS JORNAIS IMPRESSOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Proponentes: André Quaranta e Daniel Minuzzi de Souza > EMENTA: Inserção do debate sobre a Mídia e o conceito de Mídia-Educação. A Educação Física neste cenário de discussão. Aspectos descritivos dos impressos (forma) e aproximações com a Análise de Conteúdo, Análise do Discurso e a Semiótica (conteúdo) como possibilidade pedagógica.
Objetivo Geral: Subsidiar acadêmicos e professores na sugestão pedagógica dos jornais impressos nas aulas de Educação Física.
Material: Uma mesa (para trabalhar com os jornais impressos); equipamento
multimídia (computador, data-Show e caixa de som).