domingo, 1 de março de 2015

" A história só se repete como farsa..."

Pois é, vendo mensagens e comentários de pessoas esclarecidas e bem informadas, em apoio (?) às manifestações de empresas de transporte e de alguns caminhoneiros autônomos (que isso fique bem claro!), fiquei pensando que a história pode nos ajudar a compreender este momento.
Em 1971, o governo socialista de Salvador Aliende incluiu milhares de chilenos pobres com políticas de redistribuição de renda e benefícios sociais. Como reação, a CIA, a direita conservadora e a mídia golpista do Chile usaram essa mesma estratégia: “compraram” o sindicato dos transportadores, que organizou uma “greve” igual a essa e provocou um grande desabastecimento (combustível, gêneros alimentícios, remédios) no país, causando comoção na classe média recém incorporada ao mercado de consumo. O resultado todos sabemos: com o apoio ingênuo dessa classe média, Pinochet deu o golpe, em 1973; foram 17 anos de ditadura sanguinária e mais de 30 mil mortos pelo regime, em estatísticas oficiais!
Por que faço essa comparação? Por que são justamente os mais de 30 milhões de brasileiros, incorporados à “classe C” e ao consumo nos últimos 12 anos, a maior parte deles eleitores de Dilma, que são o alvo do desabastecimento provocando pelos piquetes dos empresários do setor e caminhoneiros – estranhamente só em estradas federais... ora, se reduzir o preço dos pedágios é uma das reivindicações, por que não param as estradas estaduais paulistas, onde se pagam os maiores pedágios do país? Hein?
Se essa classe C, por conta disso, desacreditar do projeto social do governo e se virar contra ele, o caminho estará aberto para uma mobilização social pró-impeachment (um meio mais civilizado e moderno de “dar um golpe” – embora tenham aqueles que preferem acreditar no meio mais tradicional e ficam clamando pela volta dos militares!).
Como diz o sábio provérbio, cuidado com o que desejas, pode se tornar realidade!


(quem quiser saber mais sobre o golpe no Chile, veja o filme Chove sobre Santiago, está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=V7YIOZ-ZVtc )

2 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

Gio, muito bem vinda tua postagem e teu alerta "histórico" para nosso presente!
Vejo opiniões "concordantes" com impeachment, com manifestações que nem se sabem direito de onde surgem. Momento perigoso este em que vivemos aqui no Brasil. Parece que as eleições estão indo para um "terceiro turno", e o conservadorismo vai tomando conta. Basta sairmos de nossa "bolha universitária" e vemos defensores de Bolsonaro e cia...

Mas também, agora pagamos o preço de termos "elegido" a pior câmara de deputados que nossa democracia recente já conseguiu constituir. Que saibamos ser fortes e astutos e lutar - mesmo que seja no sentido de contrapor o "mais do mesmo" produzido e veiculado pela "grande mídia" - para evitar que nosso país piore ainda mais...

Ao mesmo tempo, o PT vai pagar (está pagando) pelo preço de só ter dado oportunidade de consumo e ter se esquecido um pouco de uma melhor educação, como acabo de ler nessa bela entrevista do Cristovam Buarque (http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2015/03/cristovam-buarque-o-povo-brasileiro-nao-da-importancia-a-educacao-4709539.html)

Sergio Dorenski disse...

Valeu Gio e o velho barbudo é sempre bom para nossas reflexões. A situação (ou situações?) está propícia: uma sociedade semiformada; as raízes do colonialismo (europeu e principalmente americano do norte) ainda marcam a visão de mundo desta mesma sociedade; descrédito político e nas instituições políticas; a barbárie em alto nível e fazendo parte da "formação" de nossa sociedade (vamos reduzir maior idade sem resolver o problema da violência); são filmes - história que se repete como farsa - que voltam a fazer parte do contexto ( no tempo de João Goulart disseram que ele iria entregar o Brasil aos comunistas e estes comeriam os fígados das criancinhas). Meu pai sempre disse que não brincássemos com a direita deste país, pois, é uma classe muito bem articulada e focada para o objetivo da escravidão; opressão; ganância e entregação das riquezas brasileiras..., meu velho está coberto de razão, vira e volta a suprema corte desta classe cria - de forma sutil - estratégia para abocanhar a poder político/econômico e etc... e o pior, sem que percebamos. Haverá, com certeza, mais manifestações de outras categorias para fortalecer o pensamento conservador...vejamos!!!!