quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Anderson Silva - o retorno: a perfeita junção entre esporte, mídia e publicidade

Aos que acompanham o blog, algumas vezes já tivemos, por aqui, postagens sobre o UFC (principalmente quando tal modalidade foi conquistando o gosto do brasileiro, a partir de 2011, e começou a ser transmitido também em televisão aberta, na Globo - com todas as críticas possíveis, recorrentemente aos atrasos nas transmissões "ao vivo") e sobre Anderson Silva e sua imagem.

Àqueles mais antenados - ou nem tanto - nos últimos dias, ao acompanhar a programação da Rede Globo, anúncios do retorno de Anderson Silva começaram a aparecer. Primeiro, pela emissora, que elaborou um verdadeiro "trailer" do episódio que envolveu a última luta do atleta brasileiro que resultou na perna quebrada e a interrupção de suas ações no octógono por quase 1 ano. Diga-se, aqui,  do excelente material elaborado, realmente chama atenção para o evento.
A propaganda, que é um agendamento da própria emissora, pode ser conferida aqui:
http://globotv.globo.com/rede-globo/ufc-combate/v/anderson-silva-volta-ao-octogono-contra-nick-diaz/3921768/

Em seguida, pela marca de cerveja Budweiser que, aproveitando-se muito bem do momento, às vezes até confunde se é aquele anúncio da Globo informando da luta que ocorrerá dia 31 de janeiro ou se é alguma publicidade em particular. Realmente, segundo o próprio slogan da referida marca de cerveja, "os grandes momentos estão voltando".
O comercial pode ser visto no seguinte link do youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=h29kjYWbIbw&x-yt-ts=1422411861&x-yt-cl=84924572

Um ótimo e simples exemplo para visualizarmos em como um atleta - ícone e ídolo nacional e internacional - e o esporte, vinculado a uma estrutura da indústria cultural (isso é veiculado na televisão aberta, está acessível na web, em vários canais, pelo anúncio da propaganda no twiter) e  às intencionalidades mercadológicas da publicidade fazem seu "jogo".

Em tempo: não desconsideremos, pois, o apelo estético e emocional das duas chamadas publicitárias.

Um comentário:

Sergio Dorenski disse...

Bacana Cris a reflexão. Ainda existem as propagandas no canal fechado que são dignas de filmes como Batman e etc..., o apelo é sempre na lógica de que o ídolo - herói - ao cair, pode levantar-se assim como todos os heróis...,
O interessante também é que ele ainda está no auge e, portanto, não pode encerrar a carreira com duas derrotas. Aliado a isto, ele é, potencialmente, uma valiosa mercadoria que atrai centenas de outras e que, portanto, precisa está a mostra. Imagino o quanto estão arrecadando - no agendamento - em cifras para esta luta, pois, é só do que se fala em todos os lugares. A indústria do entretenimento (?) está aproveitando bem o momento. No parece que é tudo "natural"? Esta é sutileza da Indústria Cultural tornando as coisas comuns como se não houvesse interesses devoradores e pegando o remadores surdos e cegos...