sábado, 12 de julho de 2014

Luto na Mídia Esportiva e nas Ciências do Esporte

Faleceu na noite desta sexta-feira (11/7), em São Paulo, o comentarista e médico Osmar de Oliveira, conhecido como Doutor Osmar, da equipe esportiva da Band. É outra perda significativa para o jornalismo esportivo, justamente num ano de Copa do Mundo no país, depois das mortes de Luciano do Valle, também da Band, e de Mauricio Torres, da Record, há poucos meses.
Conhecido por seu "corinthianismo", foi um dos primeiros (e poucos) jornalistas da TV esportiva brasileira a assumir claramente seu lado torcedor, sem com isso prejudicar a qualidade das suas análises, num oceano de mediocridades e senso-comum que assistimos todo o dia.
A comunidade das Ciências do Esporte também perde, com este falecimento, um dos mais antigos dirigentes do CBCE. O doutor Osmar foi membro das três primeiras diretorias do Colégio, de 79 a 85, tendo sido o seu presidente de 83 a 85.

http://esporte.band.uol.com.br/gente/noticia/100000694877/amigos-e-familiares-se-despedem-de-dr-osmar.html#foto1

Um comentário:

Sergio Dorenski disse...

Muito bem reconhecido Gio. Apesar de nossas críticas a determinados modelos de programa como "jogo aberto" e também achava que o "Doutor" ali estava um tanto perdido no tocante ao modelo roda de bar, é inegável o legado desses jornalistas para propagação do esporte no Brasil, principalmente, o Luciano do Vale que estimulou diversas práticas no verão nordestino e também o estímulo a prática feminina de futebol e que se foram num período de tempo tão próximo.