domingo, 12 de maio de 2013

Que cheiro de naftalina! Ou: eu nunca pensei que "voces" virariam "eles"! - Parte I

Uma série de notícias divulgadas na mídia nesta última semana me trouxe um misto de sentimentos, como incredulidade, "déjà vu", tristeza, etc. Na verdade, seria até risível não fosse trágico. Vou comenta-las em duas mensagens.

O primeiro é o lançamento da campanha institucional do Ministério do Esporte visando a Copa do Mundo, com o slogan A Pátria de Chuteiras, inspiração óbvia na obra do imortal (e conservador) Nelson Rodrigues. Para completar o cheiro da naftalina, a trilha da vinheta da campanha é o célebre "que bonito é!" (Na cadência do samba, de Waldir Calmon e Luiz Bandeira), também imortalizado, nos anos 70-80,pelo cinejornal  especializado em futebol (mas não só!), o Canal 100. 
Essa lógica saudosista, que sugere o resgate de um "tempo bom" para o futebol brasileiro, já tinha começado com a convocação dos dois técnicos campeões do mundo pela seleção (Parreira, 1994, para coordenador; Felipão, 2002, para treinador). Na demissão de Mano Menezes, responsável pela renovação (inacabada) da seleção, Marin, o deputado da ditadura dos anos 70, preferiu o pensamento mágico. 
Para completar, nessa semana, Felipão visitou a Escola de Educação Física do Exército, na Urca/RJ, afirmando que a primeira parte da preparação da seleção para a Copa das Confederações poderia ser lá. Nada mais anos 70! As instalações da ESEFEx foram a base da "seleção do tri", aquela dos "90 milhões em ação" e do "Ame-o ou Deixe-o!" Naquele tempo, futebol era questão de estado...militar! Nada mais normal para um cara que já disse que talvez Pinochet tivesse razão em fazer o que fez no Chile! Como o Parreira, que já estava lá, continua, só falta mesmo ressuscitarem o capitão Claudio Coutinho! E tudo isso num governo PT-PCdoB, com uma presidenta torturada... por "eles"! Por isso, nunca pensei que voces virariam eles! 

Nenhum comentário: