terça-feira, 7 de agosto de 2012

Olimpíadas, ignorancia e cultura esportiva

Certa vez, numa entrevista, me perguntaram qual o maior legado que os megaeventos poderiam deixar para o país. Destaquei estar me referindo sobretudo aos Jogos Olímpicos (Rio/2016) e falei que esperava, embora com pouca esperança, que a realização deles no país promovesse uma mudança radical na cultura esportiva brasileira.
Com isso, estava me referindo a políticas públicas permanentes de ampliação da oferta de oportunidades e incentivo à pratica das mais diversas modalidades esportivas, do lazer ao rendimento; mas também ao desenvolvimento de uma nova dinâmica cultural que incluísse o esporte como algo a ser vivido, assistido, compreendido, criticado e transformado (lembro aqui do Kunz e do Reiner).
E que via na escola e na Educação Física escolar a melhor possibilidade disso começar a acontecer (a propósito, tenho falado em alguns eventos na perspectiva dos megaeventos "re-esportivizarem a EF escolar", para o bem ou para o mau!).
Pois agora, me sinto contemplado na reclamação da técnica de judô brasileira Rosicleia Campos e no comentario do Cruz : http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2012/08/o-povo-e-um-ignorante-olimpico/

Continuemos observado... Essas declarações tem sido o melhor dos Jogos!

Um comentário:

Anônimo disse...

O Diogo, lutador do Taekwondo, soltou o verbo ontem no sportv, e tem uma notícia na folha sobre ele, vale a pena a leitura. Abraços
Marcio
Segue o link: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1134989-sem-podio-no-taekowndo-diogo-cobra-governo-por-esporte-ligado-a-educacao.shtml