sábado, 4 de agosto de 2012

Duas notas olímpicas - extraídas do Zero Hora do dia 03 de agosto

Aproveitando o momento, transcrevo aqui duas pequenas notas publicadas  no jornal Zero Hora, da última sexta-feira, dia 03 de agosto.
Uma, a primeira, faz parte da coluna de Wianey Carlet, intitulado "Não chorem mais". Acho que vem na esteira do que já foi publicado aqui, e para ajudar a pensar nos insucessos brazucas pelas Olimpíadas.
A outra, do Tulio Milman, enviado da RBS para Londres, num comentário muito interessante sobre a relação (tensa) entre esporte e saúde. Bom ver isso publicado num jornal!

NÃO CHOREM MAIS - Wianey Carlet (Zero Hora, sexta-feira, 03 de agosto de 2012, pag.48)
Confesso que parei de assistir a disputas decisivas de esportes individuais em que estejam envolvidos brasileiros. Nâo quero mais testemunhar lágrimas de atletas vestindo culupas que não têm pela frustração de não consseguirem oferecer medalhas ao Brasil. Salvo minguadas exceções, são desportistas que comeram, alguns ainda comem, o pão que o diabo amassou até chegar a uma Olimpíada. Desembarcam nos jogos quase como anônimos, preparados como foi possível e sonhando com o pódio, o Hino Nacional e a alegria dos brasileiros que, dentro de um mês,  terão esquecido aqueles heróis passageiros. Não quero mais testemunhas suas lágrimas, não por razões nacionalistas, quase sempre o motivo do desespero. São todos frutos de um país que não merece o choro dos seus atletas. Alguma autoridade brasileira deve abraçá-los e dizer que o país agradece pelo esforço de cada um. Medalhas são apenas bônus que premiam a dedicação de cada um. Nâo chorem mais, atletas brasileiros.

A RUPTURA - Tulio Milman (Zero Hora, sexta-feira, 03 de agosto de 2012, pag.53)
Começo a duvidar de uma verdade absoluta: o esporte faz bem à saúde.
Crises nervosas, vidas cheias de privação, lesões. Muitas lesões. Essa é a Olimpíadas que a gente não vê. Me recuso a aceitar que isso é normal. Normal é praticar atividades físicas como parte de uma vida equilibrada. Ter família, amigos, dias de preguiça, exagerar no churrasco de vez em quando. Isso é o normal.
Uma fratura exposta para milhões de pessoas, ao vivo. O sul-coreano  Jaehyouk Sa, de 27 anos, não suportou a carga de 158kg no levantamento de peso. Diante das câmeras, o osso do braço fez "cléc" e se espatifou. Normal? De jeito nenhum. Normal é o osso, diante de um esforço compatível, ficar no lugar. Em nome do espetáculo, inventaram que superar os limites é bonito. Bonito é respeitar os limites que precisam ser respeitados, especialmente os do corpo.
No plano das ideias, fratura exposta pode até render Prêmio Nobel. No braço, não.


Continuemos... ainda temos mais uma semana, e os próximos 4 anos do ciclo olímpico para os Jogos no Rio de Janeiro, em 2016! que prato cheio, não?!

Nenhum comentário: