quarta-feira, 11 de julho de 2012

NEGOCIATAS DO ESPORTE: JUSTIÇA SUÍÇA LIBERA DOCUMENTOS QUE PODEM INCRIMINAR TEIXEIRA E HAVELANGE


Há mais ou menos um ano divulguei aqui no blog as denúncias do jornalista da BBC Andrew Jenings, contra Ricardo Teixeira e João Havelange. Nessas Andrew Jenings acusa- os de terem recebidos propinas nas últimas duas décadas de uma empresa Suíça de marketing esportivo de nome ISL. Em troca a ISL recebia contratos lucrativos para a Copa do Mundo FIFA.  Essa empresa ISL foi a falência no ano de 2001, e os “gangsters” da FIFA tem tentado  desesperadamente manter ocultas as investigações realizadas por promotores criminais.
De acordo com o dossiê do caso, dois dirigentes da FIFA (Ricardo Teixeira e João Havelange), receberam  propinas da ISL no final dos anos 90, mas teriam feito um acordo e devolveram parte do dinheiro para garantirem o sigilo de suas identidades. Na Suíça alguns casos criminais costumam ser resolvidos dessa maneira.
Mas nessa quarta-feira (11), depois de inúmeras acusações de jornalistas para que fosse quebrado o sigilo dos malacos, a justiça Suíça concordou que o caso é de interesse público e divulgou os documentos que podem incriminar Ricardo Teixeira e João Havelange. Segundo os documentos, Teixeira teria recebido 12,74 milhões de francos suíços, equivalente a 26,5 milhões de reais na atualidade. Esse dinheiro era  proveniente da empresa SANUD, cujo o Senador Álvaro Dias já teria divulgado acusações no ano de 2001, mas os Ministério Público brasileiro não agiu sobre as mesmas.  Havelange e Teixeira também receberam 5 milhões de francos suíços, equivalente a 10 milhões de Reais, de uma empresa chamada Renford Investments LTD.  Havelange ainda recebeu outro pagamento de 1,5 milhão de francos suiços (R$ 3,1 milhões). Essa transferência irregular ao cartola era conhecida pelo presidente da FIFA, Joseph Blater, segundo o dossiê ISL. A empresa ISL  usava a empresa SANUD  para lavagem de dinheiro, a lavagem acontecia da seguinte maneira: O dinheiro saia da Suiça (ISL) para Liechtenstein (SANUD) e enfim chegava aos dirigentes da FIFA.


Entrevista de Andrew Jennings a Romário sobre o assunto, em 13-08-2011: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/romario-entrevista-jornalista-que-denunciou-ricardo-teixeira

Continuemos observando.

2 comentários:

Giovani Pires disse...

Muito bom, Galdino, o tema está em toda a mídia digital, portais, blogs, mas... no Jornal Nacional de hoje nem uma referencia!
Como disse o Juca Kfouri, quero ver a cada daqueles patifes que ainda choram a renuncia/fuga do Ricardo Teixeira.
Quais as medidas judiciais cabíveis no Brasil, já que ambos são cidadãos brasileiros, tem, por exemplo, imóveis no país?

Sergio Dorenski disse...

Olá, concordo contigo Gio. Bela postagem Galdino...,
Ainda vai aparecer mais coisa. No grupo MEL, onde estamos acompanhando pela Folha S. Paulo a queda do "ditador", já estamos vendo muita porcalhada. Aqueles que choram, são por que vai deixar de entrar uns din din nos seus bolsos.
E a Receita Federal em? Como é boasinha com esses canalhas. Vai vc pessoa comun, assalariado, professor, deixar de declar algo, eles caem de pau..., no entanto os caras deitam e rolam na nonegação, lavagem de dinheiro, evasão de divisas etc...
Para concluir, fico imaginando para que um homem JH, já perto do 100 anos quer tanto dinheiro em? Talvez seja para levar pro reino onde vive os faraóis.kkkkkkkk