quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

6ª Economia do Mundo... e a Educação?





O Brasil assumiu nessa semana a 6º colocação no ranking dos paises mais ricos do mundo, superando o Reino Unido, mas me pergunto: que país tão rico é esse que pernece na 88º colocação na educação mundial numa quantia de 123 paises? Que país é esse que não dá condições necessárias de seguraça que garanta o ir e o vir da polulação? Que cidadania é essa que o direito de ter direito é cada vez mais para poucos? Que país é esse "tão desenvolvido" que aparece como um dos mais corruptos do mundo? Que civilização "tão educada" é esta que ainda é necessária campanhas como "jogar lixo no lixo", "se beber não dirija"? Que país é este onde a tal riqueza é cada vez mais para poucos e onde a desigualdade sócio-econômica é uma das maiores do mundo? Pois é Renato Russo, hoje eu entendo, que país é este? É a ________ do Brasil.


Esta postagem é o texto de um colega professor de Educação Física que acabou de se formar pela UFS no curso de licenciatura. Muito válida a reflexão para pensarmos os caminhos e descaminhos do nosso país.




Markus de Lima Silva



Professor de Educação Física - formado pela UFS

Colaborador do Projeto de Extensão Cultura e Movimento - PIBIX

Participante do Grupo de Pesquisa Ritual, Festa e Performance "Corpo, Cultura e Educação"

2 comentários:

Giovani Pires disse...

Silvan e Markus,

Essa contradição vem de longe, e aparece sempre que fazemos comparações entre índices econômicos e sociais.
O caso da educação é, para nós, mais emblemático, porque é a nossa área.
Mas se observarmos, por exemplo, os índices de saneamento, de lixo e esgoto tratados, ocupamos o antepenultimo lugar na América Latina, com valores semelhantes a países africanos.
Embora seja necessário reconhecer alguns esforços mais recentes de governos (sobretudo o federal), essa ainda é uma vergonha nacional.
Nessa condição, festejar que somos a 6a. economia mundial é, literalmente, dançar sobre a merda, a nossa - com perdão da palavra!

Sergio Dorenski disse...

Olá pessoas! primeiro agradecer a postagem do Markus...venha sempre guri!
Pois é Gio, lembro-me que em 2003 o Brasil era o quarto em mortalidade infantil, só perdia para três Africanos...sem contar com os políticos e as politicagens...ai, realmente não há como comentar, já falamos de um aqui, um tal baixinho, há os coronéis do nordeste, do Sul, do Norte...que se mantêm com seus laços familiares desde o Império...há os palhaços (com todo respeito aos profissionais) que se elegem por que o povo está insatisfeito com a política...brincadeira!; há bancada religiosa e ai, não se pode falar (senão Luciana fica enfurecida -kkkkk), bom, há muitos mais que enunciam para nós e para o mundo o grau de civilidade que temos, o grau de formação (semi viu?) que possuimos...que país é este!