domingo, 27 de novembro de 2011

Mídia, Educação Física e Esportes: últimos comentários presentes na disciplina ofertada na UFS em 2011-2

Abaixo, seguem as reflexões e comentários do grupo formado por Juliana Nunes, Janaína Rodrigues, Marcos Roberto e Jeniffer Batista.

- * - * - * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *- * - *

Nas aulas ministradas nos dias 19 e 25 de Novembro de 2011 da disciplina Educação Física, Esporte e Mídia, através do professor Cristiano Mezzaroba, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), foram apresentados os seminários temáticos em grupos, onde os temas abordados foram: Ídolos Esportivos, Televisão e Educação⁄Educação Física no primeiro dia de apresentações.
No dia 25 de Novembro contamos com a presença privilegiada do Prof. Msc. Sérgio Dorenski Dantas e Prof. André Quaranta, em seguida nossos colegas apresentaram mais um seminário temático, Tic´s na Educação Física Escolar.

O seminário com o tema Ídolos Esportivos nos apresentou idéias de autores da área como Ronaldo Helal, Wanderley Marchi Jr., Viviane Borelli, Gustavo Sanfelice, Jorge Knijnick, Edison Gastaldo, Luiz F. Rojo, José Carlos Marques, Rui A. Novaes, Tatiane H. Figueiredo, José J. Vieira, Ronaldo M. de Assis, Cristiano Mezzaroba e Giovani De Lorenzi Pires. Neste seminário, apresentaram-se as questões características do ídolo esportivo, a construção do mito olímpico, a idéia de mercadoria, a falação esportiva proporcionada pela mídia, entre outros assuntos que envolvem a temática. Entramos em debate de grande enriquecimento, em relação a:

- “características que faz ser ídolo?”, chegando à conclusão que a superação individual é a principal delas;

- Atletas “normais” se superam e viram ídolos, mas o mesmo não acontece no Parapan-Americano, onde atletas “mais que se superam”: Será que por preconceito do esporte como corpo perfeito?!;

- A visão da mídia para ídolos do sexo masculino e feminino do esporte: “Será que é a mesma?!”.

Continuando com as apresentações, entramos na temática Televisão e Educação⁄Educação Física, onde foi apresentado o livro: "Televisão & Educação" de Rosa Maria Bueno Fischer, muito rico em informações em relação à influência da TV na educação (o grupo teve uma falha e esqueceu de apresentar o capítulo de Mauro Betti intitulado - "Imagem e ação: a televisão e a EF escolar", que traria essa discussão para o campo da Educação Física).

Na última sexta-feira, 25 de novembro de 2011, iniciamos a aula com a apresentação do projeto de tese de Doutorado do Prof. Msc. Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro, com o título “Mídia-Educação e suas implicações na formação do sujeito”, abrindo nossos olhos para uma visão ampla da mídia na Educação Física Escolar, inserindo-a de modo criativo, crítico e competente. Através da apresentação foi possível que tirássemos dúvidas com relação ao tema, que serviu como estímulo para futuras pesquisas nesta aréa da mídia/mídia-educação/mídia-Educação Física.

Continuando as apresentações dos seminários temáticos, o tema apresentado, complementando o raciocínio do projeto, Tic´s na Educação Física Escolar, abordou idéias de Belloni, Fantin, Giddens, Pires, Mezzaroba, Mendes, Pinto; esclarecendo a relação Mídia-Educação e enriquecendo nossos conhecimentos e abrindo nossas mentes para a importância e necessidade da inserção da mídia e tecnologias no dia-a-dia escolar.

5 comentários:

Sergio Dorenski disse...

Olá pessoas, parabéns em especial para o Cris que está fazendo um excelente trabalho no DEF e na Disciplina ...Mídia; aos alunos que encararam as temáticas e os desafios da Disciplina com bastante compromisso e competencia, tenho certeza que virão muitos frutos desta relação. Eu que agradeço poder contribuir com o processo da Disciplina e estarei sempre a disposição, pois, me sinto muito feliz em ver materializado um sonho e também nossas posições, nosso espaço...que BOM!!!!
Mais uma vez parabéns Cris...um grande abraço

Jessica Vitorino disse...

Eu particularmente gostei das apresentações, acho que todos eles só materializaram em forma de seminários o que discutimos no decorrer de toda a disciplina. Acredito também que muitos, não estão saindo da disciplina da mesma forma que entraram. A criticidade sobre o campo midiático, as observações, reflexões, e debates tem contribuído para isso... Parabéns aos colegas e ao Prof. Cris!! Até a próxima!!!

Ivens Galo disse...

Penso que foi pertinente e de boa contribuição para os objetivos da disciplina, os seminários apresentados. Em relação a esta postagem, muito interessante a maneira como relataram essas aulas reservadas para apresentação dos seminários, bem como os destaques a respeito dos autores utilizados em cada tema de apresentação e também como os destaques a respeito de algumas discussões valiosas em relação a cada assunto abordado. Parabéns!

Marcel Andrade disse...

Os seminários foram o ponto de conclusão ideal para o encerramento do semestre, amarrando tudo que foi visto. Satisfeitíssimo com a disciplina, mais que recomendada. Parabéns a toda galera do LaboMídia.

Victor Valdez disse...

Os seminários foram sequenciados aqui da forma que apresentamos e sendo do segundo grupo sei que meu grupo falhou e foi corretamente citado neste comentario..Parabéns ao grupo