segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SBT é multado em R$ 1 milhão por “merchandising” em programa infantil


Oi Pessoal,  

deu no UOL... o que acham?

O Ministério da Justiça vai multar o SBT em R$ 1 milhão por publicidade infantil disfarçada. Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, programas infantis, como “Bom Dia & Companhia” e “Carossel Animado”, fazem o chamado merchandising durante a exibição de jogos. Isso acontece quando os apresentadores anunciam a marca dos prêmios em vez dos nomes dos produtos.


A multa administrativa é inédita. Será publicada nesta terça-feira, véspera do Dia das Crianças, no “Diário Oficial”. Baseia-se nos artigos 36 e 37 do Código de Defesa do Consumidor. O primeiro diz que “a publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal”. O segundo observa que “é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva”, incluindo nestes casos o anúncio que “se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança”.
Circulam no Congresso vários projetos que pretendem proibir ou limitar a publicidade dirigida a crianças. Hoje, ela é permitida no Brasil, mas sujeita a algumas regras. A menção a produtos no meio dos programas, o “merchandising”, também é autorizado, desde que “a técnica seja facilmente percebida como publicitária, o que não ocorre nos programas infantis multados”, segundo o Ministério da Justiça.
Em junho, o Grupo de Trabalho de Comunicação Social da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF), depois de avaliar programas infantis exibidos pelo SBT, nos quais os apresentadores anunciavam produtos voltados para o público infantil, classificou a prática como “ilegal”.
Segundo o MPF, “o abuso contra a criança fica mais explícito, pois a apresentadora infantil avaliza os produtos que o anunciante lhe paga para endossar, confundindo-as, enganando-as e traindo sua confiança”.

Abçs, F.

3 comentários:

Giovani Pires disse...

Finalmente, uma boa iniciativa, já está passando a hora de se dar um freio nisso. E imaginar que na Inglaterra isso é proibido, mesmo nos breaks, desde os anos 60!
Tomara que a ação não fique perdida nos recursos e mais recursos que os escaninhos da justiça possibilitam.
E tem mesmo que morder, fazer doer no bolso, que é onde o empresariado sente o coração bater mais forte!
Só fiquei pensando: desse jeito, se fosse a sério mesmo, o Silvio Santos (e outros) iam quebrar, já, já!

Daniel Minuzzi de Souza disse...

O baú vai ter que abrir de novo.
kkk

Diego S. Mendes disse...

Muito legal a postagem. Aposto que em breve o discurso sobre censura na mídia voltará a parecer nos noticiários do SBT. Afinal, quem cala consente.