domingo, 9 de outubro de 2011

Refletindo sobre o impacto da mídia na Educação Física

Segue texto dos acadêmicos/as: Jenniffer de Sousa Batista, Juliana Nunes, Janaína Rodrigues; Mércia Quaranta e Marcos Roberto dos Santos Nascimento.

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No dia 07 de Outubro de 2011, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em especial na disciplina Esporte e Mídia do curso de Educação Física licenciatura, ministrada pelo professor Cristiano Mezzaroba, houve uma reflexão acerca da influência da mídia nos esportes e como consequência desse processo a predominacia do esporte nas aulas de Educação Física. Analisamos textos de Vani M. Kenski, Giovani De Lorenzi Pires e Mauro Betti.

Vivemos em uma realidade onde os acontecimentos esportivos são de grande destaque nas mídias. Pois o esporte tornou-se uma área importante da imprensa, ganhando até um profissional especializado, que neste caso é o jornalista esportivo. Com isso o esporte alcançou sua importância nos âmbitos político, social, cultural e principalmente no econômico.

No momento atual as mídias estão fazendo uso de grandes inovações tecnológicas, para uma melhor captação de imagens, efeitos especiais e narrações diferenciadas. Com todo este processo, o público fica mais envolvido, pois a mídia, em seu conjunto, consegue prender ainda mais a atenção. A preocupação reside no fato de que as imagens e mensagens veiculadas através das varias mídias, possam estar modificando a capacidade de percepção da realidade.

Podemos citar que através de softwares avançados, as competições esportivas estão garantindo aos jogadores emoções similares à realidade. Essa inovação desafia o profissional de Educação Física em integrar a prática real do esporte com a prática virtual, devendo este encarar os avanços tecnológicos como parceria na sua atuação pedagógica, não como obstáculo.

Para a mídia televisiva dentro do âmbito esportivo, não há uma preocupação apenas com a competição, a vitória, mas sim com o visual dos jogadores, das jogadas ensaiadas, “dancinhas” e gestos na comemoração do gol. Oferecendo aos telespectadores um grande espetáculo, ao invés de apenas uma competição esportiva. E acaba usufruindo do seu sucesso de audiência, para agregar outros elementos, a exemplo o da mercadorização do esporte. Afinal as “estrelas esportivas” possuem seu valor comercial, garantido assim seu espaço em campanhas publicitárias.

Com o surgimento das novas tecnologias de comunicação o esporte tornou-se universal, onde suas regras podem ser entendidas em qualquer lugar do mundo, sem necessidade de legendas ou tradução. A própria Educação Física ficou entendida como sinônimo de esporte, pois quando retiramos o esporte das aulas dessa disciplina, pouca coisa sobra, onde muitas vezes não sobra nada.

Apesar de todos os benefícios que a mídia pode oferecer ao sistema esportivo, ela nos repassa (constrói?) a sua interpretação e o próprio olhar, por isso é preciso ter uma visão crítica em relação às preferências pessoais, doutrinas ou ideologias de jornalistas que transmitem as informações.

Às vezes a manipulação midiática é gritante e as pessoas parecem não perceber as facetas ocultadas atrás de cada cena, de cada informação que vem sendo transmitida. Percebemos que alguns fatos parecem ser fáceis de serem analisados e perguntamos por que o povo não vê, não reflete? Estão cegos "enxergando"? O que falta para a melhoria deste processo? Questões que se impõe também ao campo da Educação Física, pensando no professor como mediador deste processo tecnológico-cultural-pedagógico.

Investimento nos sistemas educacionais ajudaria, mas sabemos o quando isso é complexo. Pois compreendemos que formar uma massa pensante, reflexiva, crítica e autônoma nunca foi interesse daqueles que tem nas mãos o poder, neste caso, o Estado.

De antemão o grupo agradece o incentivo e espaço encontrado nesta mídia social, para abordarmos temas relevantes, e mostrar que a mídia nem sempre é uma vilã.

7 comentários:

Marcel disse...

"...formar uma massa pensante, reflexiva, crítica e autônoma nunca foi interesse daqueles que tem nas mãos o poder, neste caso, o Estado."

Pra mim isso resume bem a situação. Os meios de comunicação também não se preocupam na formação do indivíduo. A lógica do capital domina os veículos e enquanto o lucro for o principal objetivo, o povo sempre sairá perdendo.

Plínio disse...

Oi!
Primeiramente parabenizar o grupo pelo texto.
Realmente a mídia traz a cada dia novas tecnologias que ocultam a visão da realidade e mostram uma visão virtual que causa comodidade aos espectadores, fazendo com que elas possam escolher em ficar em casa assistindo tudo com uma perfeita imagem, closes, replay ao invés de ir a um estádio ficar longe do espetáculo ou perder algum lance importante. Acho relevante o fato de que o Profissional em Educação esteja apto a trabalhar com essas diferenças de realidade, para assim poder realmente mostrar o que a mídia oculta de negativo aos espectadores.

Jessica Vitorino disse...

Realmente, a difusão de todas essas tecnologias midiáticas nos deixam cada vez mais acomodados. É muito mais cômodo assistir as coisas pela Tv do que ter que se deslocar até determinado local e conferir de perto, ao vivo (literalmente) o que acontece na realidade. Diante disso, dessas facilidades, fica díficil fazer com que a sociedade reflita sobre essas questões, essas falsas realidades movidas por iteresses. Acredito que uma das alternativas relevantes é a EDF escolar mesmo, desde que proporcione os alunos a enxergarem com um outro olhar, crítico, e rfletirem sobre o que é transmitido...

Jessica Vitorino disse...

Realmente, a difusão de todas essas tecnologias midiáticas nos deixam cada vez mais acomodados. É muito mais cômodo assistir as coisas pela Tv do que ter que se deslocar até determinado local e conferir de perto, ao vivo (literalmente) o que acontece na realidade. Diante disso, dessas facilidades, fica díficil fazer com que a sociedade reflita sobre essas questões, essas falsas realidades movidas por iteresses. Acredito que uma das alternativas relevantes é a EDF escolar mesmo, desde que proporcione os alunos a enxergarem com um outro olhar, crítico, e rfletirem sobre o que é transmitido...

Diego S. Mendes disse...

Parabéns galera de Sergipe. Aqui em São João Del Rei estamos acompanhando os debates de vocês!

Larissa Casanova disse...

O texto publicado nos apresenta uma visão específica das diversas áreas que a mídia atua e foca: esporte. Dentro desse âmbito, o Estado que é o principal responsável pela educação básica da sociedade, não faz o que deveria fazer - isso todos nós estamos cientes - que é não apenas investir na educação das crianças. Do jeito que as coisas estão caminhando, os professores de hoje, na sua formação inicial, devem sim serem proporcionados à capacitação de discutir e planejar propostas educativas qualificadas e críticas em relação ao campo e espaço dominado pela Mídia.

Afra disse...

Parabéns ao grupo!
Realmente como diz o Marcel, os meios de comunicação estão preocupados com o lucro capital e não em formar uma massa pensante. Tudo gira em torno do retorno financeiro!