domingo, 7 de agosto de 2011

Cidadania e TIC's: ecos da cultura digital

Olá amigos,

Foto do site Sul21
recentemente dois movimentos interessantes emergiram nas redes sociais e mostraram o quanto a cultura digital tem força para alavancar a cidadania. É o poder das TIC's dando as caras. Na semana passada discutimos aqui no blog o movimento "Fora Ricardo Teixeira", que tomou conta do Twitter. E não é que o virtual se materializou. Na semana passada cerca de 300 pessoas saíram às ruas de Porto Alegre num protesto com o apelo do Twitter, organizado pelo Movimento Juntos pela Frente Nacional de Torcedores e pelo Diretório Central dos Estudantes da UFRGS. As fotos da mobilização popular em prol do esporte brasileiro esta no endereço http://sul21.com.br/jornal/2011/08/porto-alegre-tem-protesto-contra-ricardo-teixeira-veja-as-imagens/

Além disso, quem não assistiu nos noticiários da Rede Globo, ontem, o lançamento dos "princípios editoriais que norteiam o trabalho das redações das Organizações Globo". A tal carta de intenções fala em "independência, isenção, correção, lealdade com a notícia e não sensacionalismo, garantia de contraponto" e reafirma que "para a Globo, não há assunto tabu"; faz questão também de reforçar o "espírito pluralista e apartidário". Pois bem, 'amigos da Rede Globo', circula na rede que o tal documento pode ser uma resposta à um texto publicado por Rodrigo Viana em seu blog, em que há denúncias sobre a forma de compor o jornalismo na Globo. Segundo o texto, a globo recentemente tem encomendado matérias para "fritar" a posse de Celso Amorim e, de quebra, fragilizar a imágem do Governo Dilma. Veja um ótimo texto sobre a questão no Blog do Altamiro Borges. São os movimentos gerados nas redes sociais sendo respondidos (mesmo que de maneira velada) ou pautados na grande mídia.

Como conclui Altamiro Borges, "A Globo continua a ser extremamente poderosa, uma gigante da comunicação. Não vai deixar de sê-lo da noite para o dia, num passe de mágica. Por outro lado, parece evidente que já não é mais proprietária do samba de uma nota só. Há fraturas, diálogos e dissonâncias, contestações, resistências, outras versões - que em boa medida encontram-se na web (embora não residam apenas nela).  Sim, a blogosfera conversa o tempo inteiro com os descaminhos vividos pelo ser humano, de forma mais geral, e com os desvios de rota do jornalismo, mais especificamente. Não é o paraíso dos puros - nem o inferno dos demônios. Não estará equivocado assim quem disser que a internet abriga aventureiros, oportunistas, pilantras, gente que faz pseudo-jornalismo, e até mesmo criminosos. Mas acertará na mosca quem bancar que é possível encontrar na web matérias sérias e responsáveis, textos jornalísticos que levam à reflexão e que cumprem o papel de estabelecer contraponto e de prestar serviço público".

Abraço à todos!

2 comentários:

Giovani Pires disse...

Pois então, Diego, eu peguei aquele editorial da Globo no finalzinho do JN, não entendi nada, não sei como foi a introdução para o assunto.
Do que eu pude ouvir/ver, me pareceu um texto bem na defensiva mesmo, embora com a soberba de sempre.
Procurei no site do G1 (portal da Globo), mas também não consegui me esclarecer muito.
Essa informação que tu fazes circular merece ser melhor "observada".

Daniel Minuzzi de Souza disse...

pronto!