sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Eu conheço esse filme...

Notícia quentinha, recem postada nos blogs do mundo inteiro: ditador do Egito há 30 anos, Mubarak acaba de renunciar, após um mês de manifestações populares. As forças armadas assumem o poder, sem dar um golpe de estado, apenas para garantir a transição pacífica...

Eu conheço esse filme, passou aqui, no Brasil, só que a tal transição durou 25 anos.
E até hoje pagamos o preço disso; veja-se por exemplo o sucateamente das linhas férreas e do transporte ferroviário, forma de garantir o enriquecimento dos empreiteiros de estradas, sanguessugas do poder da ditadura militar tupiniquim!!!
Mubarak já vai muito tarde, só ficou no poder tanto tempo porque teve o apoio irrestrito dos EUA. Nunca se preocupou em trair seus irmãos palestinos em favor de Israel, para receber as bene$$es americanas.

Foi muito legal acompanhar o movimento de massas do povo egípcio, com resistência pacífica, mas insuportável para um poder apodrecido.
Pena que no final, parece que jogaram fora a criança junto com a água da bacia!

3 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...

Pois é, Gio! vamos aguardar que lá a tal liberdade democrática não demore tanto a brotar como aconteceu por aqui. Salve o povo egípcio, e todos aqueles que lutam por seus direitos e uma vida melhor - no mínimo, com liberdade! E salve também esse "poder oculto" da internet com sua capacidade de mobilizar as pessoas pelas suas causas. Com essas revoluções, o "velhinho barburdo" se remexe no seu caixão! (hehehe) Aguardemos!

Diego S. Mendes disse...

Ao menos a população continua nas ruas solicitando "garantias" de que a transição ao regime democrático não seja obstruída pelos militares. Vi em alguns noticiários de hoje que a população está exigindo a presença de civis na comissão responsável pela transição. Vamos torcer para que isso aconteça!

André 40 disse...

Excelente reflexão trazida pelo Gio...

Espero realmente que esse filme seja diferente, porque no outro o final ninguém gostou (ops, alguns lucraram e depois quiseram exercer a "democracia", afundando o nosso país com diversos discursos enganosos... eis que estamos na categoria dos "emergentes" hoje).

Realmente uma aula de subversão, mas também concordo e também espero que exista mesmo uma transição pacífica e efetivamente democrática.

Continuemos a "observar"...