sábado, 1 de maio de 2010

Construção coletiva de blog

A proposta de refletir sobre jogos e brincadeiras, na disciplina "Jogos, Interação e Linguagem", em uma disciplina da 7a. fase de Pedagogia da UFSC, está acontecendo a partir da construção coletiva de um blog. Todo o processo de elaboração do blog está nas mãos das acadêmicas, desde sua criação, layout até o conteúdo e os comentários. A proposta é de brincar nas aulas e refletir sobre as brincadeiras, conhecidas ou não, indicadas por elas a cada aula. Nessa dinâmica, uma dupla propõe a brincadeira e outra fica responsável por fazer uma reflexão, se possível, sistematizando o que discutimos na aula. Para isso, levamos em conta os textos lidos e as discussãoes feitas no decorrer do tempo de aula. O blog tem se mostrado como um espaço rico de discussões, de intervenção e de autoria. A discussão feita em sala traz à tona aspectos sobre o uso das mídias nas aulas, do porque e como utilizá-las, da linguagem, da estrutura do blog, da fundamentação teórica, do domínio de certas ferramentas... afinal, o blog é para a turma ou para divulgar? Devemos fazer citações, colocar referências? Como vamos ser avaliadas? Como fazer do blog um espaço de reflexão, de trocas, sem virar um livro de receitas? Como trabalhar com blog dentro de uma linguagem retilínea, acadêmica? Os leitores vão entender que a reflexão sobre a brincadeira vem depois da descrição da brincadeira porque o blog é assim mesmo (o post mais recente fica acima)? Como inserir fotos e vídeos? Como comentar sem o medo da avaliação?
Enfim, questões como essas estão nos levando a refletir bastante sobre o uso dessa mídia em sala de aula. Transpondo, criando e recriando, descobrindo sempre!
Fica aqui o convite para quem quiser conhecer nosso trabalho:
http://migre.me/zkzZ
Passa lá!

3 comentários:

Lyana de Miranda disse...

Propor a construção coletiva de um blog é, antes de tudo, ajudar o aluno a se localizar em um mundo no qual ele já está inserido, o "ecossistema comunicativo" que nos fala Martín-Barbero, mas de forma mais ativa e produtiva. Aliás, o blog é, para mim, a ferramenta que melhor sintetiza a questão da difusão responsável de conteúdos, que melhor agrega as mídias e, assim, nos faz pensar sobre todas as questões que circulam nesse ecossistema.
Basta ver que a dificuldade que algumas das meninas da Ira tem com o uso da ferramenta é quase zero. O blog tem um layout perfeito, digno de profissionais. Para isso, só bastou um cutucão.
Parabéns Ira e transmita os parabéns às suas alunas!!

Fernando G. Bitencourt disse...

Oi Ira,
fiz uma visita ao blog. Muito bem feito e com muito conteúdo. Além da possibilidade reflexiva e da discussão, há o arquivamento das idéias, o que torna o blog um ótimo material de pesquisa e aprendizagem.
Parabéns!

Diego S. Mendes disse...

Belíssimo trabalho, Ira!!