terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A tentação do Marshmalon

olá pessoal vejam que interessante esse vídeo, como as crianças lidam com a tentação com um doce.
podemos fazer uma reflexão e relacionar com a publicidade infantil, segundo os especialistas as crianças e pré-adolescentes só teriam condições de fazerem um julgamento crítico do produto após os 12 anos de idade. esse é um dos fatores que estavam a frente da campanha de restrição de propagandas ao público infantil em horários que os adultos não estejam em casa. (Em países europeus como a Alemanha a publicidade infantil é proibida). O que no meu ver não muda muita coisa, enquanto não tivermos a formação do receptor-sujeito. Como vimos nos estudos de alguns (as) colegas do grupo é mais comum as crianças assistirem os programas de adultos (com a companhia desses) do que o contrário.
vamos conversando.
Xibaba.
Segue o link para o vídeo

3 comentários:

Fernando G. Bitencourt disse...

Oi Xibaba,
muito interessante o vídeo, mas as condições dadas as crianças não eram nada favoráveis: uma sala vazia, com um marshmallow na frente. Pavlov e Skinner se deliciariam. Talvez se houvessem outros atrativos as crianças reagiriam diferente (só uma hipótese). É por isso que pensamos na importância de se oferecer mais as pessoas, além (também) de marshmallows.
Ferbit.

Ira disse...

Concordo com o Fernando, não só não havia nenhum atrativo naquela sala como era pedido para as crianças ficarem sentadas (alguma semelhança com as escolas é mera coincidência!). Eu não só comeria o marshmallow como sairia da cadeira! :) Sobre os estudos que indicam idade para a criança ser crítica ao que vê na TV, voltamos ao assunto do contexto e das mediações. Claro que se deixarmos crianças trancadas numa sala, sozinhas, sem interação com ninguém e apenas com uma TV ligada, a recepção será bem diferente daquela que assiste em grupo, na sala de casa, etc. (daí as críticas às pesquisas fundamentadas na psicologia, grande parte norte-americana, de estímulo e resposta). Beijos da Ira!

Daniel Minuzzi de Souza disse...

Oi, isso mesmo Fernandão bem sacado.
Ira isso aí também, concordo com você. As múltiplas mediações culturais fazem toda a diferença.
A idéia é essa mesma o debate não! muito legal, e o pior e que a esse olhar psicológico é muito respeitado em nossa sociedade, principalmente por mirarmos uma modelo de sociedade ala E.U.A.
Abraço
xibas