quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Apagão reacende dicussão sobre os Jogos no Brasil


Deu na imprensa internacional, galera. O apagão ocorrido semana passada (dia 12/11) em parte do Brasil acendeu na imprensa internacional desconfiança sobre a realização dos Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol no país. A falha de energia que atingiu 18 dos 27 Estados do Brasil permanece uma incognita. O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, enfatiza que o ocorrido foi causado por "problemas atmosféricos" que atigiram a usina hidrelétrica de Itaipu, cuja produção é partilhada pelo vizinho Paraguai, e afetaram também as linhas de comunicação dessa com a usina de Furnas, responsável pelo abastecimento de energia em parte do sudeste. Na imprensa americana o blecaute brasileiro está associado à ataque de hackers(sabotadores da rede mundial de computadores e sistemas informatizados). Rumores à parte, é interessante notar, como destaca o site Times.com ou outras agências de informação internacionais, que a falta de energia em terras tupiniquins afetou a credibilidade do país para sediar grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol. Parece que a instabilidade de credibilidade que afeta alguns poucos pesquisadores dos esportes, jornalistas e cidadãos brasileiros, tachados de pessimistas apologetas, começa a se impregnar também na opinião internacional. Vejamos como os "Iluminadores" desses eventos vão se safar dessa.

Um comentário:

Cristiano Mezzaroba disse...

Boa, Dieguito...
é isso mesmo, um país tão carente estruturalmente falando (dentre tantos outros aspectos!) e algo básico, como "energia elétrica" dá seus sinais de que não somos tudo que se "vendeu lá fora".
Deve ter muita gente já se perguntado: "e se isso ocorrer em plena época de Copa do Mundo ou Olimpíada?"...
É... os "pessimistas" aqui não estavam tão errados... e olha que faz pouco mais de um mês do anúncio das Olimpíadas... as coisas começam a aparecer, ou ao menos, ficar mais duvidosas pra "grande massa".
Seguimos...