sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O DIA D CHEGOU - O RIO DE JANEIRO É SEDE DAS OLIMPÍADAS DE 2016


O Rio de Janiero foi escolhido como a nova sede das Olimpíadas de 2016.
Hoje em Compenhague, na Dinamarca, foram apresentadas as propostas de candidatura das quatro cidades (Chicago, Tókio, Rio de Janeiro e Madri) finalistas para sediarem os Jogos Olimpícos de 2016. O poder da imagem ficou mais do que evidente em cada um dos vídeos institucionais. O peso da mobilização popular também parece ter tido grande peso, uma vez que Chicago e Tókio, cidades com apelos populares para a não realização dos jogos, foram as primeiras a serem eliminadas da disputa. Se madri dispunha de maior aprovação popular para realização dos jogos e de uma infra-estrutura adiantada, visto que a cidade apresentou previamente 80% das obras para os jogos, o Rio de Janeiro, favorito desde o início segundo nossa imprensa, apresentou um relatório técnico convincente (sabe-se lá como, após a realização do Pan)e, a alma do povo brasiliero, como declarou ao vivo o presidente Lula.

Embora as opiniões sobre a realização dos jogos no Brasil sejam divergentes, conforme tem evidenciado a rede de televisão ESPN, o fato é que agora seremos o país dos Mega-eventos, fazendo em apenas duas décadas: barba, cabelo e bigóde (Pan-americanos, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas).

Muitos desafios se abriram. Cabe ao País cumprir o compromisso assumido internacionalmente, à nossa população e à imprensa fiscalizar e cobrar todas as promessas apontadas a respeito dos supostos benefícios a cidade do Rio de Janeiro e a população brasiliera. Cabe a Educação Física brasileira e aos professores de modo geral se atentar para ampla possibilidade de formação para cidadania que se abre nas atividades de esclarecimento, mobilização popular e fiscalização em relação os jogos em nosso País.

Aos obervadores da mídia esportiva o fato é desafiador!!! Temos muito trabalho pela frente nos próximos anos!!! E vamos acompanhar tudo com nossos olhares atentos!!!

4 comentários:

André 40 disse...

Estava aqui acompanhando pela Rede Record o anúncio do país que iria sediar os jogos de 2016. Quando vi os poucos aplausos para Madri, imaginei que ali estava o Brasil como maior favorito...

Após o resultado final, vi o LULA extremamente otimista, trazendo inclusive "dívidas históricas" que o nosso país "tem" com a cidade do Rio de Janeiro...


Em seguida a imagem trazida pela emissora foi a quantidade de pessoas que estavam na praia de copacabana festejando a "vitória" do Brasil...

O mais interessante é que amigos e amigas que estavam ao memso tempo conversando comigo no MSN vibravam e apontavam como algo muito positivo para o país...

Acredito que temos um amplo espaço de debate e pesquisa para que possamos discutir mais um grande evento esportivo no Brasil (diga-se de passagem a primeira olimpíada da américa do sul)...

Enfim, é isso e vamos lá!!! ("hey, ho... let's go")

Daniel Minuzzi de Souza disse...

Galera, já começou o agendamento. e aquela velha estratégia Rio = Brasil, na chamadinha da globo. é temos uma importante tarefa, pesquisar e denunciar. abraço a todos.
Xibaba

Cristiano Mezzaroba disse...

Grande A40, acho que as pessoas não têm "culpa" por essa visão e expectativa de torcedores. Vamos pensar que não somos da área nem "observadores" da mídia esportiva: estaríamos torcendo pra ter uma Olimpíada aqui e podermos acompanhá-la, um dia, presencialmente. Não estou dizendo, com isso,que devemos ser contra, mas ao menos devemos pensar em toda complexidade e responsabilidade que é pra uma cidade, um estado, um país almejar grandioso evento em que o mundo todo não só ficará de olho, mas vai querer, com seus representantes, estar presente. Não duvido da capacidade brasileira também, a única coisa que me intriga é o "processo": presenciamos, com os JOgos Pan-americanos, um distanciamente entre aquilo que se planejou e se executou. Excessos exorbitantes em gastos PÚBLICOS. Obras que não foram realizadas. Legados que não existiram. E a cidade, pelo que a gente vê dos próprios cariocas comentando,sem nenhuma transformação.
Quero estar vivo pra ver... e morder a língua! hehehe - e se tiver condições, de estar lá!
Por último, quanto ao comentário do Daniel... tá ficando fácil de observar o agendamento! hehehe - mas é isso mesmo, como dizem meus amigos/as sergipanas, "bora" acompanhá-lo atentamente!

André 40 disse...

O que me deixa contente Cris, é que vamos ter a oportunidade de estarmos imersos nesse grande evento, mas com o diferencial de olharmos de maneira mais distanciada... de repente como Ulisses amarrado ao mastro que pôde desfrutar do canto da sereia sem ser devorado por por elas.