quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Jogos Olímpicos de 2016: o espetáculo midiático-esportivo já começou!

Então, amanhã, sexta, é o dia D para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
A mídia esportiva nacional tem dado espaços generosos para a cobertura dos movimentos de convencimento de ultima hora por parte das delegações de paises/cidades concorrentes, o RJ incluído.
Para se ter uma simples noção da importância (leia-se $$$) desta escolha, vale lembrar que reis, presidentes, líderes políticos, dirigentes esportivos, atletas e ex-atletas de paises postulantes já estão ou ainda vão chegar à Dinamarca para acompanhar o anúncio. Os Jogos de 2016 já são um espetáculo midiático-esportivo.
Resta saber se o Rio, caso seja escolhido, vai mesmo ganhar as benfeitorias prometidas à população. E de onde virão os recursos para tanto.
A Copa de 2014, aquela que, segundo o presidente da CBF, não teria verba pública, já contempla uma fila de pedintes (prefeitos, governadores, presidentes de clubes) na porta do BNDES, exigindo auxilio com juros subsidiados.
É ver para crer. Mas ver com olhos muito cuidadosos e atentos. Olhos de observadores!

3 comentários:

Cristiano Mezzaroba disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cristiano Mezzaroba disse...

Pois é... abordar o tema já se transformou em espetáculo! Isso nos leva a pensar a dimensão que será caso a candidatura seja a preferida por esses meros mortais que têm o poder de votação - imaginem com os Jogos acontecendo aqui no Brasil (ou melhor, lá no RJ?).
Bem, falando sobre essas pessoas com poder de voto, já daria pano pra manga né? É uma das poucas vezes que vejo isso ser trato pela mídia televisiva, e mostra como são as entranhas do campo esportivo.
Só pra terminar: acompanhei a cobertura do Jornal Nacional (Globo) nesta semana, a qual tratou das cidades candidatas aos Jogos. Obviamente, a cidade do RJ ficou para o último dia (quinta-feira), e entre prós (exaltados) e contras (abordados superficialmente), o final da reportagem não deixou de lado sua torcida: música brasileira, cores verde-amarela e uma imagem que esteticamente deixava todo mundo que estava vendo o noticiário naquele momento com vontade de ser torcedor... é, a questão estética realmente nos tira o fôlego!
Tem muita gente fazendo essas provocações em nossa área (vide Prof. Valter Bracht, Conbrace 2005), quem sabe não comecemos a fazer esses olhares e análises caso a cidade do RJ seja a escolhida?
...e a vida segue! Logo mais saberemos...

Diego S. Mendes disse...

Caros,

interessante saber também que, entre as cidades candidatas, existe tanto em Tóquio como em Chicago movimentos sociais organizados reivindicando a nçao realizao dos jogos nessas cidades, exatamente por entenderem que os gastos ficam para as cidades.

Vamos acompanhando