segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Copa do Mundo, internet, uso social... será que é só isso?

Acabo de ler neste blog sobre esse possível uso da internet na próxima Copa, o que é algo interessante principalmente em função da questão dos monopólios de transmissão - não que isso vai acabar, mas há "indícios" que há outras formas de poder. Mas fiquei me perguntando se o uso da internet seria só esse mesmo, principalmente pra nós, professores de EF ('observadores'), ou seja, meros colaboradores da "falação esportiva" que em nada se diferenciam dos demais?!?

Enfim, reflexões à parte, cada um tem as suas... cadê as de vocês aqui? estão convidados!

Até porque, quem sabe, a Copa do Mundo será tema do nosso próximo projeto de pesquisa.


14/09/2009
A internet será a mesa redonda de 2010
Falou-se que seria em 2002. Depois, que não passava de 2006. Mas parece que é agora, na África do Sul, que de fato vamos ver embalar a tal da Copa do Mundo pela internet. Mas, curiosamente, fica cada vez mais evidente que, ao contrário do que se pensava, a internet não vai ocupar o lugar da televisão como veículo de preferência do torcedor para o Mundial.
O fenômeno já pode ser observado por quem gosta de esporte. Atualmente, os fóruns de discussão nos grandes portais e, principalmente, o bate-papo nas redes sociais, ganharam o papel de “barzinho” do pós-jogo. Daquele lugar em que todo mundo vai para falar sobre o principal evento esportivo do momento.


US Open de tênis, Campeonato Brasileiro, Brasil x Argentina, Fórmula 1... Em todo Twitter que se tem por aí, alguém comenta em tempo real o acontecimento daquele evento. A vitória de Kim Clijsters foi celebrada em 140 caracteres. A aparência de Maradona comentada o tempo todo no microblog. Os lances polêmicos da rodada do brasileirão, idem. E por aí vai.


Imagine como será, então, a febre desta próxima Copa do Mundo? O torcedor, no trabalho, ficará ligado na rede, comentando suas impressões sobre Bahrein x Honduras (sim, é possível assistir a esse confronto histórico na África do Sul!!!), a roupa de Dunga, o estilo de jogo da Eslováquia, o craque da Austrália, etc.

As mesas-redondas se transformarão em salas de bate-papo virtuais, com o sonho de todo torcedor sendo realizado, que é a sua participação como comentarista. E sem censura! As TVs e as empresas que se preparem, porque, com os jogos acontecendo no horário de trabalho, a audiência dos programas de discussão e a produtividade no trabalho deverão cair sensivelmente.

Um comentário:

Blog CicloPoiesis disse...

Grande Cris! Acho que a internet ainda é um universo em aberto, cheio de possibilidades. Porém, conforme estamos acompanhando, as transformação culturais ainda são muito pequenas perto do potencial da rede mundial de computadores. A tendência é a convergência, e a internet exerce uma função de destaque nesse processo, pois é através dela que em breve todos nós estaremos assistindo televisão. Como professores de Educação Física, podemos estruturar um canal de comunicação em nossa área com investimentos muito pequenos, e assim produzir conteúdo sem se (pré)ocupar com o que os patrocinadores querem que seja divulgado (para mim essa é agrande diferença). Enfim, a conversa é longa... mas da mesma forma que a internet pode se tornar uma extensão das "mesas de bares", também pode proporcionar a diminuição das "imposições editoriais" de quem só deseja garantir seu poder ou encher os bolsos de $$$... determinando o que as pessoas vão continuar falando nas mesas de bares, inclusive nós, que gostamos de uma boa cerveja e uma conversa!

abraço,
Digão