quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Boas histórias reais


Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a radiodifusão pública, desde o histórico até as programações, passando pelas estruturas e modelos adotados em países como Alemanha, EUA, Japão, Colômbia, Brasil (claro!), entre outros, pode baixar o livro Sistemas públicos de comunicação no mundo - experiências de doze países e o caso brasileiro, do coletivo Intervozes, publicado pela editora Paulus e licenciado em creative commons.


A dica foi divulgada na edição do Observatório da Imprensa dessa semana pelo indefectível Lalo, que teve um de seus textos mais memoráveis “De Bonner Para Homer”, postado, também nessa semana, no Blog do OME pelo Diego (logo abaixo).


Aí vai uma palhinha do prefácio. Vale a pena baixar!


"Afora tentativas regionais, como a da criação de uma TV Educativa pela prefeitura do então Distrito Federal, no início dos anos 1950, o único projeto de caráter nacional existente antes da atual TV Brasil girou em torno da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. O segundo governo Vargas chegou a outorgar uma concessão para o seu funcionamento. No entanto, pressionado pelas mesmas forças conservadoras que o levaram à morte, ele não concretizou a iniciativa.


Seu sucessor, o presidente Juscelino Kubitschek, chegou a confirmar a outorga do canal 4 do Rio para a Nacional, em 1956. Foi literalmente ameaçado por Chateaubriand, temeroso com a possível concorrência. "Se V.Exa. der o canal de TV à Nacional, jogo toda a minha rede de rádio, imprensa e televisão contra o seu governo", disse o dono da Tupi, como conta Mário Lago em suas memórias.


JK recuou, o Brasil perdeu a sua TV pública, mas quem ganhou não foi o Chatô. Em 1957, Juscelino passou a concessão para as Organizações Globo que, só em 1965, pôs a sua emissora no ar. Ficava, dessa forma, intacto o monopólio comercial da televisão brasileira. E com ele a alienação da sociedade em relação ao modelo público”. (p.14)


Capa do livro by Portal Paulus

Um comentário:

Diego S. Mendes disse...

Nóssa, bão demais esse livro, Lyana!!!!Já fiz o meu download...ótima dica!

Abraço