sábado, 18 de julho de 2009

Extinção do diploma de jornalismo na produção de informação nos meios de comunicação ... e agora jornalismo esportivo???

Decisão do Supremo Tribunal Federal extinguiu a obrigatoriedade da formação universitária para o acesso à profissão de jornalista, na tarde de ontem (17/07).
A notícia já tem repercutido em diversos meios de comunicação. A onda de protestos, questionamentos e interpretações diversas dos próprios jornalistas, claro, já invadiu todo cenário informacional do país.Junto às manifestações da própria classe trabalhista, a CUT já se manifestou em prol da revisão da decisão, alegando os riscos da regulação das informações pelos "barões da mídia". Do outro lado da moeda apresenta-se a possibilidade de uma ampliação da participação de outros setores da comunicação social nesta regulação. É preciso lembrar que neste cenário existem profissionais de publicidade e propaganda; relações públicas; editoriação; rádio e TV
(radialismo); marketing etc, que poderiam, somente agora, gerenciar e supervisionar a produção de informações midiáticas, sem a submissão ao graduado em jornalismo.

No olho do furacão, resta-no refletir sobre as possibilidade e/ou limites para a comunicação midiática esportiva. Se por um lado a supervisão dos jornalistas até então não propiciou um jornalismo esportivo para além do espetáculo, da óbvia divulgação de resultados esportivos e da mesquinha prática da especulação da vida dos atletas, a entrada de outros profissionais o garantirá? Esperança e desespero pairam no ar.

Quem sabe a expectativa de alguns pioneiros dos estudos de mídia e educação física agora não se concretize, ou seja, de haver profissionais de educação física devidamente habilitados à frente da comunicação esportiva midiatizada? Ou talvez o velho jeitinho brasileiro (muito presente entre os tais barões da mídia) propicie ainda mais a presença de personalidades do mundo esportivo ou simpatizantes que não ultrapassam a esfera passional da "torcedoragem", dos discursos românticos e ufanistas do esporte-salvador, esporte-redentor, esporte-saúde, entre outros.

O fato está lançado! Vamos aguardar e observar os seus desdobramentos...

Deixe suas reflexões, provocações, impressões sobre o tema!!!!

Nenhum comentário: